Sustentável

Sustentável

6 de fev. de 2015

ADM S.C.SUL - algumas decisões não se justificam.

CIDADANIA x FECHAMENTO DO CTNEN.


https://comunidadetribunalivre.blogspot.com.br/2015/02/saude-scsul-ctnen-x-criancas-vistas-com.html



O QUE É O CTNEN ? - O Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami (CTNEN) foi inaugurado no dia 15 de abril de 2011 e é considerado um modelo pioneiro de atenção à saúde da criança e do adolescente com atendimento especializado na detecção precoce de possíveis alterações com triagem neonatal, neurológica, emocional e cognitiva.

PREFEITO SR. PAULO PINHEIRO decide pelo fechamento do CTNEN e transferência das crianças, munícipes e serviços para a APAE de São Caetano do Sul.


Prefeito Sr. Paulo Pinheiro





JUSTIFICATIVA OFICIOSA - A MAIS FÁCIL PARA A ADM em detrimento de crianças, munícipes de São Caetano do Sul:


Alegação de que o imóvel era alugado e estava sendo pedido pelo proprietário, e a única organização apta a receber seria a APAE.

PERGUNTA: como essa era a intenção fechar o CTNEN em fevereiro de 2013, não houve tempo hábil, para um novo imóvel, alugado para locar os serviços do CTNEN?.


JUSTIFICATIVA BUROCRÁTICA OFICIAL 
DR. CAIO WILLIANS (PEDIATRA)- SECRETÁRIO DA SAUDE: Segundo o secretário de Saúde sancaetanense, Caio Williams de Castro Júnior, a iniciativa trará avanços na qualidade destas atenções especiais. “Por meio de convênio, desde o dia 20 de janeiro, os serviços estão sendo transferidos gradativamente. A APAE é referência nacional neste tipo de acolhimento. Trouxemos o que há de melhor aos munícipes”, ressaltou.


DECLARAÇÃO  OFICAL DA VICE-PREFEITA SRA. LUCIA DAL'MAS
"Estive em uma reunião com o secretário Dr Caio e com algumas mães que me procuraram no gabinete, e segundo a informação passada pelo secretário, o contrato com a APAE  foi fechado no mês de janeiro. 
Ou seja, quando ele assumiu já estava tudo certo, "pacote pronto".
O secretário informou que os atendimentos com os médicos especialistas, aconteceram com os mesmos profissionais em local a definir. Os atendimentos com psicólogas, fonos, TOs e outras terapias, acontecerão na C.A.P.E.L.A, casa de apoio da APAE, que já têm profissionais capacitados para o atendimento. Ficou a grande dúvida: por que mexer no que estava dando tão certo? As mães mais do que satisfeitas com o trabalho realizado pelas equipes do CTNEN, sentindo-se acolhidas, e os filhos seguros com os profissionais!
Ressalto que, parabenizo o secretário dr Caio por ter aceito o convite para esclarecer as mães que puderam comparecer na reunião.".


C.A.P.E.L.A-  Modalidade da APAE criada para atender adultos de acordo com publicação da inauguração em jornal local.



TESTE DO PEZINHO
Mariana Cassissa informou:   A APAE tinha um laboratório de triagem neonatal em meados de 2000. 
Os exames do pezinho eram realizados em vários hospitais ( públicos e particulares) e encaminhados para lá, onde eram analisados. 
Em casos positivos para as doenças, tinham uma equipe multidisciplinar capacitada para acompanhar os bebês.
A uns anos foi passado esse trabalho para a prefeitura ( desconheço o motivo).




COMENTANDO  AS AÇÕES E JUSTIFICATIVAS:

Por que esse afã na comercialização de serviços aos deficientes de São Caetano do Sul? 

Temos o mau exemplo da FUNDAÇÃO MUNICIPAL ANNE SULLIVAN x APAE de São Caetano do Sul onde bastava um decreto municipal ? e a crise se arrastou por 4 meses ou mais. Petição pública, reivindicação aos vereadores, denúncia ao MEC, Ministério Público.

Por que a ADM PAULO PINHEIRO, antes de assinar convênio favorável à APAE não dialogou com as mães/familiares das crianças atendidas pelo CTNEN?

Por que da intenção de "fechar" o CTNEN já em fevereiro de 2013?  É parte de acordo de apoio eleitoral de 2012? 

Ou  ou será que vale  + 1 ou  +   votos na Câmara Municipal que tem na base aliada hoje 8 dos 19 vereadores?

Não sei mas,  porque proprietário pediu  o imóvel, não se justifica para um orçamento  de   R$  985.500.00,00 (2015).



Vereadores que representam os munícipes de São Caetano do Sul



REFLETINDO:

Vejo com tristeza crianças vistas como filés expostos, se dá lucro, ótimo, só para alguns?

O SR. PAULO PINHEIRO, PREFEITO não teve grande de espírito em voltar  atrás na decisão de fechar o CTNEN. Retroceder para atender o coletivo não é demérito, é ter grandeza de espírito.

Crianças deficientes  e familiares não podem ser vistos como moeda, ótimo só para alguns.

////////////////////////////////////////////////////

E O MUNÍCIPE TEM ALGUMAS PERGUNTAS PERTINENTES A SEREM RESPONDIDAS COM APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PELA ADM PAULO PINHEIRO:

APAE DE S.C.SUL X CONVÊNIOS COM A PREFEITURA DE S.C.SUL

QUANTAS CRIANÇAS E/OU ADULTOS SÃO ATENDIDOS?

QUAIS SÃO OS CONVÊNIOS ASSINADOS, ADITADOS E/OU PRORROGADOS? NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.

QUAL É O CUSTO X ATENDIMENTOS?  A CADA NOVA ASSINATURA.

QUAL É A FAIXA ETÁRIA DOS MUNÍCIPES ATENDIDOS?

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS PRESTADOS?

POR PESSOA ATENDIDA?  OU DEPENDE?

MÉDICOS? QUAIS ESPECIALIDADES?
FISIOTERAPIA?
PSICOLÓGICO?
ODONTOLÓGICO?
CRECHE?
INTERNAÇÕES?


C.A.P.E.L.A-  Modalidade da APAE criada para atender adultos de acordo com publicação da inauguração em jornal local.
TEM CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE S.C.SUL? OU ESTÁ INCLUSA COM PARTE DOS DEMAIS CONVÊNIOS ASSINADOS?
 

QUAIS OUTRAS ORGANIZAÇÕES  FAZEM ATENDIMENTOS SIMILARES?
TEM CONVÊNIOS COM A PREFEITURA DE S.C.SUL?

FUNDEP - QUANTAS CRIANÇAS DA REDE ESCOLAR MUNICIPAL ESTÃO ABRANGIDAS PELA SEGUNDA MATRÍCULA   NAS ORGANIZAÇÕES QUE ATENDEM DEFICIENTES EM S.C.SUL?



JUSTIFICATIVA OFICIAL


3 comentários:

  1. Comentário dos Amigos Da Fundação Anne Sullivan 06/02/2014.

    C.A.P.E.L.A. cidadãos de São Cetano, vcs já visitaram a APAE??? conheceram a tal C.A.P.E.L.A.?? Haviam 3 crianças que saíram e no momento estão com cuidador. ou seja não tem ninguém lá.
    Os funcionários do CETNEN serão DEMITIDOS .. alguém pode dizer com base no que já viu e presenciou o que é e como é???
    alguém pode colocar aqui como funciona o CETNEM e como funciona e quais são suas particularidades???
    Os benefícios que ela traz aos necessitados de seus atendimentos???
    PORQUE DEMITIR FUNCIONÁRIOS QUE SÃO CAPACITADOS E ATENDEM 2 X POR SEMANAS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS???
    ACABEI DE FALAR COM UMA MÃE QUE DISSE QUE O FILHO FICOU NA APAE POR 10, ANOS E POR 10 ANOS PERMANECEU IGUAL E QUE DORMIA NOS 30 MINUTOS DE FISIOTERAPIA QUE TINHA 1 X POR SEMANA -
    ATUALMENTE NO CETNEM ELE FAZ FISIOTERAPIA 2 X POR SEMANA 50 MINUTOS E ESTÁ MUUUITO MELHOR... NÃO É DIFÍCIL DE CONCLUIR ..... DEUS.... AJUDE.... POR FAVOR.... O QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE PESSOAS COMO OS NOSSOS GOVERNANTES SEJAM MAIS HUMANOS?????? PARA QUE NOSSAS CRIANÇAS SEJAM CONSIDERADAS SERES HUMANOS?????? POR FAVOR ALGUÉM PODE AJUDAR???????

    ResponderExcluir
  2. 001/2015
    Excelentíssimo Senhor
    Dr. Caio Willians
    DD. Secretário Municipal de Saúde.

    Prezado Senhor

    Através das redes sociais tomei conhecimento da celebração de um contrato entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Caetano do Sul.
    Soube também que o Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial (CETNEN) Dr. Tatuya Kawakami foi desativado na última quarta feira e o contrato com a APAE foi para que ela assumisse parte dos serviços prestados pelo CTNEN.
    Causa estranheza que mudanças tão radicais que afetam centenas de crianças e suas famílias ocorram num serviço bem avaliado pelos usuários sem ao menos informar o Conselho Municipal de Saúde.
    Essas mudanças infelizmente não são novidades, em 2010 a cidade presenciou um movimento contrario, quando os testes do pezinho realizados pela APAE passaram a ser colhidos no CETNEN.
    Mas pelo menos houve uma justificativa uma vez que Ministério Público do Estado de São Paulo através do núcleo regional do ABC do Grupo de Atuações Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) estava investigando contratos da APAE. Recordo-me que apesar dos resultados da investigação não terem sido divulgados o Governo do Estado desabilitou a entidade para realizar o teste na região.
    Noticiou-se que a Secretaria Estadual de Saúde destinava cerca de R$ 500.000,00 por ano para São Caetano fazer a triagem neonatal em todos os hospitais públicos da região. A verba, chamada de Teto Financeiro para Assistência Ambulatorial de Média e Alta Complexidade, era repassada para APAE desde, pelo menos, desde 2003.
    A secretária da saúde época dos fatos Dra. Helâine Balieiro de Souza Oliani afirmou “O Estado não se sentiu seguro para habilitar a APAE. Se o Estado disser que não há nada errado, podemos ate voltar a fazer testes lá”.
    Com a desabilitação da APAE ocorrida em fevereiro de 2.010 foi mantida a Prefeitura de São Caetano ficou responsável por todos os testes do pezinho feitos na rede pública de Saúde do Grande ABC.
    Em abril de 2.015 foi entregue a população o Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial (CTNEN), para concentrar os exames e o acompanhamento médico dos bebês diagnosticados com alguma doença na região.

    ResponderExcluir
  3. Agora com o encerramento abrupto do Centro que é muito bem avaliado pelos usuários, deixou muitas crianças e mães apreensivas e assim sendo solicito ao senhor Secretário que nos esclareça o seguinte:
    Por que o Conselho Municipal de Saúde não foi comunicado da mudança.
    Qual o custo anual do CTNEN para o município?
    Qual é o laboratório que realiza o exame de triagem neonatal atualmente?
    Quais as doenças que ele detecta? Hoje esse teste pode detectar até 48 doenças.
    Quanto custa cada exame?
    O custo é coberto pela Média e Alta Complexidade?
    Passando o teste para a APAE, onde serão realizados os exames (laboratório)?
    Qual o custo?
    O número de doenças detectadas será o mesmo?
    Quem é o dono do imóvel onde funciona o CTNEN.
    Solicitamos:
    Cópia do Contrato com a APAE-SCS
    Relação dos Profissionais do CTNEN, nome, função e salário.
    Convite a responsável pelo CTNEN para comparecer a próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde para informar se com a mudança para a APAE as crianças assistidas não sofrerão nenhum prejuízo uma vez que já estavam acostumadas com seus terapeutas.
    Cópia do Relatório da Auditoria realizada pela Prefeitura de São Caetano no convênio firmado com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) do município que revelou que a instituição estaria realizando exames e tratamentos de crianças e adolescentes que vivem em outras regiões, como Osasco (Grande São Paulo) e Guarujá (Litoral Sul).
    Cópia do Relatório encaminhado pela Dra. Helâine Balieiro de Souza Oliani ao o governo do Estado, relatando os problemas com o contrato da APAE.
    Oficializar ao Ministério Público para solicitar informações sobre os resultados das investigações realizadas através do núcleo regional do Grande ABC do Gaeco (Grupo de Atuações Especial de Combate ao Crime Organizado) que analisou em 2.009 os convênios e pagamentos feitos à APAE.

    São Caetano do Sul 06 de fevereiro de 2.015

    Roberto Canavezzi
    Conselheiro Municipal de Saúde

    ResponderExcluir